NOSTALGIA

A última atividade de âmbito nacional desenvolvida pelos Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs) no Estado de Alagoas ocorreu em 1995, durante o 14º Encontro Nacional dos APNs e as celebrações dos 300 anos da morte de Zumbi dos Palmares. Ao todo, estiveram 350 participantes oriundos de várias partes do país.


Foi um momento inesquecível, que contou com uma Kizomba Cultural onde cada Estado apresentou manifestações culturais; seminário com palestras e debates; o “Trem da Liberdade” com seis vagões lotados levou cerca de 500 pessoas de Maceió até a cidade de União dos Palmares; ainda teve mushaká (momento místico) na orla de Maceió; vigília afro na Serra da Barriga, com caminhada, celebração ecumênica e reflexão sobre a luta dos guerreiros quilombolas durante o Período Colonial.

Aqui nesse espaço, é o momento de todos rememorarem esse episódio histórico por meio do registro fotográfico, cópias de informativos da época, além de depoimentos de lideranças e autoridades sobre a trajetória da entidade.




Confira as postagens:


Um comentário:

Deixe seu recado!