domingo, 18 de março de 2012

Público diversificado prestigia solenidade de abertura dos 30 anos dos APNs


O auditório do Museu Afro Brasil ficou lotado


Texto e fotos: Helciane Angélica 


A solenidade de abertura do Ano Celebrativo pelos 30 anos dos Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs) realizada na última sexta-feira (16.03), no Museu Afro Brasil em São Paulo, foi iniciada com os pronunciamentos e as apresentações artísticas do Grupo Conexão Dançar África Brasil e do Centro Franciscano.

A exibição do vídeo institucional sobre a trajetória dos APNs emocionou a todos, por intercalar fotos e vídeos de atividades desenvolvidas pela entidade nacional em diversos locais e participação em ações importantes, como: do 1º Congresso Nacional dos APNs; Escola Nacional de Formação; II Conferência Nacional pela Igualdade Racial (Conapir); Ano Nacional da Juventude APNs; Aprovação do Estatuto da Igualdade Racial no Congresso Nacional; Festival das Artes em Dakar no continente africano; dentre outros.

Estavam presentes integrantes de mocambos oriundos dos estados de Alagoas, Espírito Santo, Rio de Janeiro e do interior de São Paulo. Os gestores locais: Mara de Laia, Coordenadoria dos Assuntos da População Negra (CONE-SP); Cássio Fernandes, Assessoria de Gênero e Etnia da Secretaria Estadual de Cultura; Edson Arruda, Assessor da Coordenadoria de Negros e Indígenas da Secretaria Estadual de Justiça. Os parlamentares: Simão Pedro, Paulo Teixeira e Vicentinho; Carlos Moura, do Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra vinculado à Fundação Cultural Palmares/Ministério da Cultura; e os religiosos, Padre José Enes e Pai Francisco.


E representações de entidades que trabalham com o desenvolvimento das questões étnicorraciais: União de Negros pela Igualdade (Unegro), Fala Negão, Quilombohoje, Negra sim, Feira Preta, Educafro, Instituto do Negro Padre Batista, Central Única dos Trabalhadores e o Conselho Estadual de Desenvolvimento da Comunidade Negra em São Paulo. 


Confira o registro fotográfico completo na página do Google+


Um comentário:

Deixe seu recado!