sexta-feira, 15 de março de 2013

Câmara de Maceió aprova moção em homenagem aos 30 anos dos APNs-Brasil


A entidade nacional do movimento negro irá encerrar suas comemorações em maio, com uma ampla programação no Estado de Alagoas


Foto: Ascom CMM
Na manhã dessa quinta-feira (14.03), durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Maceió, foi aprovada uma moção de aplausos destinada aos Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs) sobre os 30 anos de existência em prol da igualdade racial nos mais diversos setores.

O requerimento foi defendido pela vereadora Fátima Santiago (PP), que ressaltou a importância da instituição fundada no dia 14 de março de 1983, que já recebeu a Comenda Zumbi dos Palmares na Câmara de Maceió. “Os APNs tiveram início com intelectuais negros dentro da Igreja Católica, hoje, é uma instituição macroecumênica que estar presente em várias estados do Brasil atuando na defesa de políticas públicas, e, no combate do racismo e intolerância religiosa, assim como, faz parte de dois Conselhos Nacionais”, exaltou.

A parlamentar também mencionou que o Estado de Alagoas foi escolhido para realizar a grande celebração no período de 1º a 5 de maio, nas cidades de Maceió e União dos Palmares. Terá uma ampla programação sociopolítica e cultural, e ainda, contará com a presença de convidados internacionais oriundos de quatro países. O critério de escolha para sediar o evento deve-se a simbologia histórica do Quilombo dos Palmares e a atuação de guerreiros negros, a exemplo de Zumbi dos Palmares, que lutou por justiça e liberdade.

O presidente Francisco Holanda Filho (PP), elogiou a iniciativa e defendeu que os parlamentares aprovassem a moção por unanimidade na Casa Legislativa. “Nós parabenizamos a instituição pelos 30 anos de existência, e queremos destacar que essa Casa estar atenta às questões sociais e na luta dos negros por igualdade”, afirmou.
Confira o texto da moção na íntegra:

MOÇÃO DE APLAUSO

A presente moção tem por objetivo parabenizar aos Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs), vinculada ao movimento negro nacional, pelos 30 anos de existência e atuação na defesa pela igualdade racial nos mais diversos setores. Foi fundada no dia 14 de março de 1983, e, tem como missão: “Conscientização, Organização, Fé e Luta”.

Os APNs tiveram início com intelectuais negros dentro da Igreja Católica, quando começaram a organização referente à Campanha da Fraternidade de 1988, com o tema “Ouvir o clamor desse povo”, com o enfoque na população afrodescendente e o centenário da Abolição da Escravatura. Porém, nunca foi um grupo fechado e aos longos dos anos ampliou seu campo de atuação. Atualmente, é uma instituição macroecumênica e apartidária, que defende políticas públicas e ações afirmativas que garantam à população negra o acesso aos direitos e à cidadania.

Estão presentes em todas as regiões do país, tem mocambos (núcleos de base) espalhados nos estados de Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins; além de estar em processo de articulação com o Ceará e Paraíba.

Desenvolvem atividades de formação, cine-fóruns, simpósios, encontros sobre o empoderamento feminino e juvenil; além de ações que apoiam a liberdade de cultos e no combate do racismo e outros preconceitos. Também atua de forma expressiva no Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR) que é vinculado à Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) da Presidência da República do Brasil; no Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea); e participa de conselhos e fóruns em diversas áreas no âmbito municipal e estadual.

E no período de 1º a 5 de maio de 2013, nas cidades alagoanas de Maceió e União dos Palmares, acontecerá a celebração sócio-política, formativa e cultural. Estarão presentes integrantes dos APNs de vários pontos do Brasil, acadêmicos, docentes, pesquisadores, gestores públicos, ativistas de movimentos sociais e convidados internacionais (Peru, Equador, Honduras e Espanha).

Parabéns a essa entidade nacional do movimento negro pelo trabalho incessante na luta por justiça social, contra a intolerância religiosa e a igualdade entre as pessoas, independente de cor, etnia e origem. Essa é mais uma homenagem da Câmara Municipal de Maceió (indicação da Vereadora Fátima Santiago – PP), que já concedeu a Comenda Zumbi dos Palmares em maio de 2012, em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. 
Desejamos que todos, de norte a sul, permaneçam firmes seguindo os ideais dos guerreiros e guerreiras que ergueram o Quilombo dos Palmares, símbolo da resistência negra e liberdade! Vida longa e sucesso nas ações.

Sala das sessões, 13 de março de 2013,


Fátima Santiago
Vereadora- PP

Fonte: Ascom - Fátima Santiago

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado!