quinta-feira, 14 de março de 2013

APNs do Brasil celebram 30 anos de história e ativismo


Por: Helciane Angélica (*)


            Os Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs), entidade pertencente ao movimento negro, completam 30 anos de existência no dia 14 de março de 2013. E no período de 1º a 5 de maio, nas cidades alagoanas de Maceió e União dos Palmares, acontecerá a celebração sócio-política, formativa e cultural.

Participarão direta e indiretamente do evento cerca de 800 pessoas: integrantes dos APNs de vários pontos do Brasil, acadêmicos, docentes, pesquisadores, gestores públicos, ativistas de movimentos sociais e convidados internacionais.

De acordo com Nuno Coelho, Coordenador Geral dos APNs, essa atividade contribuirá para o intercâmbio quanto ao pertencimento étnico, renovação de ideais e fortalecimento da entidade. Também mencionou que terá a presença de Guillermo Ponce Morales, Presidente da Associação de Afrohispanos e Secretário Executivo da AFROMADRID 2014, que fará uma explicação detalhada do processo de preparação, objetivos, mecanismos de monitoramento e aplicação da Conferência Mundial sobre a Década dos Afrodescendentes.

Para Helcias Pereira, Coordenador Nacional de Formação dos APNs e Presidente do Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô – entidade alagoana que estar a frente do comitê de organização – o evento representará um marco em Alagoas, já que, a última atividade dessa proporção ocorreu em 1995, durante as festividades dos 300 anos de Zumbi e o XIV Encontro Nacional dos APNs. “Estamos batalhando muito para termos uma celebração à altura da importância da entidade e para acolher os participantes, com a alegria e o calor do povo nordestino. Será um momento de grande visibilidade às expressões sócio-culturais e étnicorraciais do nosso estado, discutir políticas de ações afirmativas em diversos setores, fortalecer o empreendedorismo afro, enaltecer internacionalmente a historicidade do Quilombo dos Palmares e a luta do povo afro-brasileiro”, exaltou.

            Programação

  O evento terá uma ampla programação, composta pelas exposições Xirê do tempo, referente à trajetória da entidade e contextualização política, banners informativos sobre a atuação em cada estado, e, a exposição “África em nós” gentilmente cedida pela Secretaria Estadual de Cultural de São Paulo. Também terá a Noite Oke Odum (A graça do ano), com a homenagem para lideranças da instituição, personalidades e organizações que contribuiram para o desenvolvimento dos APNs; simpósio internacional em parceria com universidades de Alagoas; 1ª Expo Afro; vigília afro na Serra da Barriga com a homenagem aos ancestrais do Quilombo dos Palmares e os líderes contemporâneos (in memoriam); além da festa de encerramento denominada Kizomba Palmarina. Mais informações podem ser adquiridas no blog oficial: www.apns30anos.blogspot.com.br.

 

            Atuação

Os APNs tiveram início com intelectuais negros dentro da Igreja Católica, quando começaram a organização referente à Campanha da Fraternidade de 1988, com o tema “Ouvir o clamor desse povo”, com o enfoque na população afrodescendente e o centenário da Abolição da Escravatura. Atualmente, é uma instituição macroecumênica e apartidária, que tem como missão: “Por meio da organização, conscientização, fé e luta, os agentes propõem ao Estado brasileiro políticas públicas e  ações afirmativas que garantam à população negra o acesso aos direitos e à cidadania”.

Presente em todas as regiões do país, tem mocambos (núcleos de base) espalhados nos estados de Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins; além de estar em processo de articulação com o Ceará e Paraíba.

Tem realizado atividades de formação, empoderamento feminino e juvenil, e ações no combate do racismo, da intolerância religiosa e preconceitos correlatos. Também atua de forma expressiva no Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR) que é vinculado à Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) da Presidência da República do Brasil; no Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea); e participa de conselhos e fóruns em diversas áreas no âmbito municipal e estadual.

 

(*) Jornalista (1102 MTE-AL)

Coordenadora Nacional de Comunicação e Mobilização/APNs

Coordenadora Estadual dos APNs em Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado!