sexta-feira, 3 de maio de 2013

Governo recebe integrantes da Pastoral Negros do Brasil

Governador recebeu do coordenador geral do APNs, Nuno Coelho, uma carta sobre agenda política da entidade e seu trigésimo aniversário de fundação 
 
 
                    
Toledo recebeu do coordenador geral do APNs, Nuno Coelho, uma carta sobre a agenda política da entidade e seu trigésimo aniversário de fundação
por Dora Nunes e Marcos Jorge
 
 
 
O governador em exercício, Fernando Toledo, recepcionou nesta quinta-feira (02), integrantes da Associação Cultural Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs) na residência oficial, no Palácio Floriano Peixoto. Na ocasião, Toledo recebeu do coordenador geral do APNs, Nuno Coelho, uma carta sobre a agenda política da entidade e seu trigésimo aniversário de fundação.

No documento, que foi lido pelo coordenador de Educação e Cultura da APNs, João Carlos Pio de Souza, é destacado entre várias questões o plano Juventude Viva, desenvolvido pelo Governo do Estado, cujo objetivo é o combate a violência contra a juventude negra. Na oportunidade, Nuno presenteou o governador com uma camisa da entidade, a qual tem representação em 14 Estados da federação e integra o Conselho Nacional de Educação.

Em seu pronunciamento, Fernando Toledo enfatizou que o governo está trabalhando com políticas públicas de resultado, com a organização social e estrutural no sentido de dar sequência ao enfretamento do racismo. “Sinto-me muito honrado em estar governador do Estado. Quero dizer que o Governo não tem se acovardado em promover ações enérgicas e eficazes contra a violência, principalmente, no segmento dos jovens negros. O governador Teotônio Vilela tem sido atuante e enérgico nesse sentido e sempre ressalta que o combate à violência não pode ser feito com mais violência, mas com políticas públicas eficazes e definitivas”, reforçou.

Toledo destacou também o trabalho da Assembleia Legislativa de Alagoas. “Como presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, posso afirmar que a Casa tem sido também uma caixa de ressonância dos anseios da sociedade alagoana e está atenta à questão da violência. Fico honrado em recebê-los aqui para que saibam que Alagoas, a Terra da Liberdade, pode ser cada vez mais um exemplo para o Brasil”, garantiu.

A secretária da Mulher, Cidadania e dos Direitos Humanos, Katia Born, lembrou que, durante a gestão de Fernando Toledo como presidente da Assembleia Legislativa, foi aprovado o Conselho Estadual da Igualdade Racial (Conepir). O Conepir é um órgão colegiado paritário, com representantes da sociedade civil e de órgãos governamentais, de caráter deliberativo, que integrará a estrutura básica da Secretaria da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos.

“Tem a missão de propor, em âmbito estadual, políticas de promoção da igualdade racial com ênfase na população negra, comunidades quilombolas, indígenas, das religiões de matriz africana e outros segmentos étnicos da população alagoana”, assinalou.

A APNs está realizando em Maceió uma programação sociocultural para celebrar os 30 anos de fundação. Fundada no dia 14 de março de 1983, APNs é uma entidade nacional vinculada ao Movimento Negro, que está presente em todas as regiões do país, com mocambos (núcleos de base) atuantes nos estados: Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Tocantins e no Distrito Federal. Também se encontra em articulação com ativistas do Ceará e Paraíba.

Participaram do encontro os secretários estaduais Rogério Teofilo (Articulação Polìtica) e Osvaldo Viégas (Cultura), e a secretária executiva de políticas de ações afirmativas da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Angela Nascimento. Também estiveram presentes as vereadoras Tereza Nelma e Fátima Santiago.
 
 
Fonte: Ascom/Secretaria da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado!