quarta-feira, 15 de maio de 2013

Rio de Janeiro: Relatório da Celebração dos 30 anos dos Agentes de Pastoral Negros


Em nome dos APNs do Rio de Janeiro, da Coordenação Nacional de Fé, Política e Diálogo Interreligioso e da Coordenação Nacional de Mulheres APNs enviamos aos malungos e malungas de todo o Brasil, um breve relatório da celebração dos 30 anos dos APNs, ocorrida em Maceió e na Serra da Barriga, no Estado do Alagoas.

A delegação do Rio de Janeiro esteve presente com 22 representantes de 7 mocambos (Seropédica, Nova Iguaçu, Mesquita, Comendador Soares, Zona Oeste RJ, Médio Paraíba e São João de Meriti). Agradecemos a recepção no translado na ida e volta para o aeroporto e rodovias, assim como destacamos a responsabilidade com a organização do evento. Mais uma vez parabenizamos o quilombo de Alagoas pelo empenho na celebração dos 30 anos APNs.

Quanto aos participantes, damos nota 10 para a juventude presente; nota 10 para aqueles APNs que ficaram o tempo inteiro com o grupo; nota 10 pela participação dos parlamentares e gestores (deputados, vereadores, ministra, governador, representantes dos prefeitos e Universidades); nota 10 para o coordenador nacional, que acreditou e articulou as comemorações dos 30 anos APNs.

As mesas expositivas foram de alto nível, deixando para cada um de nós, a responsabilidade de sermos multiplicadores da boa nova que se abre com novas perspectivas para os APNs. A mensagem de cada fala, podemos resumir: “Temos de ter um olhar para a Educação, um olhar que possa construir novos instrumentos de mudanças e inclusão de fato e de direito da população negra em todos os ambientes”. Como disse muito bem o conferencista Guilhermo: “ Não temos outro instrumento, só a Educação vai construir um mundo mais justo, humano e igualitário”. Destacamos, também a fala da Ministra Luiza Bairros, que ressaltou a importância das conferências e suas interfaces. 

Destacamos a recepção à Coordenação Nacional no Palácio do Governo de Alagoas e, a importância da entrega da Carta de Intenções ao Senhor Governador interino Fernando Toledo, que prontamente assumiu os compromissos com a execução das reivindicações sugeridas na carta.

Nossa ida à Serra da Barriga, onde tudo começou. Subir a Serra, refletir sobre a importância de estar lá... Foi muito emocionante; como disse um companheiro nosso: “O quilombo dos Palmares deveria estar para o povo negro como Meca está para os muçulmanos, ou seja, deveríamos visitar Palmares pelo menos uma vez”.

A chegada ao platô da Serra nos fez sentir as vibrações dos orixás, conhecer cada ponto de vibração (Baobá, Lagoa Sagrada, o Irocô, etc), não dá para descrever, fazer memória da comunidade que lá vivera, do grande modelo de república democrática que nos deixaram como herança, citando ainda o ideal de desenvolvimento sustentável e de economia solidária que tiveram início ali. Realmente, como disse a primeira dama do município de Palmares: “Palmares é terra da liberdade”. Zumbi, filho de Ogum de Lê e da Oxum, nos impulsiona a abrir novos caminhos, que outros APNs venham celebrar aqui, mais 30 anos.

Sentimos falta de alguns malungos (Bahia e outros), contudo, entendemos os problemas de cada pessoa que as impediram de estar presentes.

Resta-nos agora sentar com todos os malungos e malungas e fazer uma reflexão: Como será doravante? Que compromisso assumiremos?

Em nossas comunidades locais tem de haver sinais claros e evidentes de transformação.

Nós, do Rio de Janeiro, ainda estamos sobre forte vibração da celebração dos 30 anos e, pensando nas conferências de promoção da igualdade racial que deverão acontecer nos municípios e nos Estados até o mês de julho, quando garantiremos políticas públicas para população negra.

O Rio de Janeiro faz agradecimentos à Câmara de Vereadores de Seropédica (Vereador Lucas Dutra e Ball da Farmácia), ao Prefeito Alcir Martinazzo, ao SEPE- RJ, à Deputada Inês Pandeló, ao Luciano da Rede Construir e todos que assinaram o livro de ouro possibilitando a viagem de parte da delegação de Seropédica.



Atenciosamente,



Darci da Penha Pereira
Coordenadora Nacional Núcleo Fé, Política e Diálogo Interreligioso APNs.

Rose Torquato
Coordenadora Nacional de Mulheres APNs.

  
Axé!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado!